Câmara Fotográfica

Existem 10 peças básicas de câmara para identificar no mundo digital de hoje. Estas peças serão inevitavelmente encontradas na maioria das câmaras de hoje em dia.

  1. Corpo da Máquina

O corpo é a parte principal da câmara e os corpos podem ter várias formas e tamanhos diferentes. As DSLRs tendem a ser maiores e um pouco mais pesadas, enquanto há outras câmaras de consumo que são convenientemente menores e cabem no bolso.

  • Sensor

O sensor de imagem converte a imagem ótica num sinal eletrônico, que é enviado para o cartão de memória. Existem dois tipos principais de sensores de imagem usados ​​na maioria das câmaras digitais: CMOS e CCD. Ambas as formas do sensor realizam a mesma tarefa, mas cada uma tem um método diferente de desempenho. Existem também diferentes tamanhos de sensor, cada tamanho de sensor traz implicações em termos de escolha de lentes já que implicam um factor de crop sobre a distância focal da lente.

Simplificando, uma lente de 16mm num sensor Full Frame, passa a ser uma lente de 21mm num sensor APSC-H, 25mm num sensor APS-C, 32mm num sensor micro ¾ e assim sucessivamente. Para chegar a estes valores basta apenas multiplicar o valor da distancia focal da lente, pelo factor de crop do sensor.

  • ViewFinder

O visor pode ser encontrado em todas as DSLRs e alguns modelos compactos digitais. Em DSLRs, será a principal fonte visual para a obtenção de imagens, mas muitos dos compactos digitais de hoje substituíram o visor típico por uma tela LCD. Existe uma oferta crescente neste campo ultimamente, tendo surgido visores externos, passiveis de serem ligados à camara via wireless ou hdmi, algo útil para alguns tipos de fotografia, ou mesmo para alguns cenários, em que a perceção da composição ou exposição não seja muito percetível com o recurso apenas ao viewfinder ou display da própria máquina.

  • Display

A tela LCD fica na parte de trás do corpo e pode variar em tamanho. Em câmaras digitais compactas, o LCD normalmente começa a substituir o visor completamente. Em DSLRs, o LCD serve principalmente para visualizar fotos após o disparo, mas muitas câmaras também possuem um “modo ao vivo”, o que permite fotografar olhando apenas para ele, com o desenvolvimento e adaptações ergonómicas às necessidades de mercado, surgem cada vez mais displays destacáveis de forma a permitir tirar fotografias em modo selfie, ou explorar ângulos de outra forma extremamente difíceis de explorar. Existem também monitores externos que nos permitem uma correta leitura de todos os níveis, e adicionam algumas funcionalidades à nossa camara.

Não sendo de todo imprescindível, uma ferramenta como um monitor externo, como por exemplo o Atomos na fotografia acima, permite-nos uma melhor e mais correta leitura em termos de foco, exposição, cores, melhorando a nossa capacidade de tornar mais profissional o trabalho tanto na fotografia como no vídeo. Estes monitores trazem uma melhor calibração de níveis de cor, bem como mais luminosidade do que um viewfinder ou display nativo da camara.

Algumas marcas disponibilizam nos seus menus algumas das funcionalidades que são mais valias destes sistemas como o Focus Peaking, False colour, Zebra, Isolar canais de cor, Vector Scope, entre outras funcionalidades.

5. Cartão de Memória

O cartão de memória armazena todas as informações da imagem e variam em tamanho e capacidade de velocidade. Os principais tipos de cartões de memória disponíveis são os cartões CF e SD, existindo camaras que possuem ambos os sistemas. Cartões de memória em duplicado permitem várias coisas diferentes: gravar em duplicado, gravar ficheiros em bruto (RAW) num cartão e JPGS noutro, gravar vídeos para um cartão e fotos para outro. Dependendo da camara, há varias possibilidades no registo de ficheiros.

6. Botão de disparo

O botão de libertação do obturador é o mecanismo que “liberta” o obturador e, portanto, permite capturar a imagem. O tempo que o obturador permanece aberto ou “exposto” é determinado pela velocidade do obturador.

7. Controlo de Abertura

A abertura afeta a exposição da imagem, alterando o diâmetro da abertura da lente, que controla a quantidade de luz que chega ao sensor de imagem. Algumas máquinas compactas terão lentes de abertura fixa, mas a maioria das câmaras compactas de hoje tem pelo menos uma pequena faixa de abertura. Este intervalo será expresso em f / pontos. Para as DSLRs, a lente varia nos limites de f / stop, mas geralmente é facilmente definido pela leitura do lado da lente ou na frente da mesma. Haverá um conjunto de números indicando a faixa de f / stop ou f / stop, ex: f / 2.8 ou f / 3.5-5.6. Essas serão as configurações mais baixas disponíveis com essa lente.

8. Flash

O flash integrado está disponível em quase todas as câmaras da gama de consumidor, não existe praticamente em DSLRs de nível profissional, regra geral, com estas camaras são utilizados flash dedicados que comunicam com a camara por via de cabos, por radiofrequências ou por sistemas wireless das camaras. O flash é um elemento de iluminação que nem sempre sendo essencial, para determinados âmbitos da fotografia é determinante.

9. Controles do utilizador

Os controles em cada câmara irão variar dependendo do modelo e tipo. Os modelos compactos digitais básicos podem ter apenas configurações automáticas que podem ser usadas para ambientes diferentes, enquanto uma DSLR tem vários controles para disparo automático e manual junto com configurações personalizadas.

10. Lentes

A lente é uma das partes mais vitais de uma câmara. A luz entra pela lente e é aqui que começa o processo fotográfico. As lentes podem ser fixadas permanentemente ao corpo ou intercambiáveis. Eles também podem variar em comprimento focal, abertura e outros detalhes. Existem duas grandes categorias de lentes, as lentes prime, que tem apenas uma distancia focal fixa, e as lentes de zoom. Dentro das lentes de zoom existem algumas cuja abertura é fixa e outras variável.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s